A instalação: a Mim e outras 8

Para a nossa reunião - das 9 - proponho 8 «Mins» e ela própria (com a respectiva sombra Chinesa).

São impressões em acrílico ou em manga de plástico transparente. Apresentam-se suspensas e as alturas são variáveis. As imagens querem-se alongadas e muito ampliadas.
Apenas a projecção da mim se faz em «tela».
* A disposição pode (e deve) ser alterada, de acordo com o espaço.

O que achas da minha proposta de Instalação, tu e as outras 8?
©Alexª 05

7 comentários:

Alexandra Baptista disse...

Pois, a ideia era que os planos fossem, semi-transparentes. Que se fossem interpenetrando e/ ou sobrepondo uns aos outros. Quando pensei em acrílico não o considerei absolutamente transparente, pensei em fosco e sem brilho. A manga de plástico nunca é completamente transparente e é muito mais barata, para além disso evitava que o conjunto fosse confuso (se transparente, claro). A ideia do feltro é interessante. Vou ponderar nessa possibilidade.
Relativamente aos planos de luz e de sombra, ainda mantenho a questão em aberto. Vou construir uma maqueta para tentar perceber quais as diferenças de ambiente causadas pela modelação lumínica. É importante para mim, que as sombras projectadas façam parte integrante do espaço... e que existam, modelando também. Neste caso, se os planos forem verticais -ligeiramente «desalinhados» - suportarão as figuras semi-transparentes tornando-as meio difusas em projecção.Isso é bom! Não sendo todos verticais, a coisa é mais dinâmica mas levantam-se outros problemas de execução...
Quando tiver a maqueta...volto a «sondar».
De mim, 1 abraço para ti e da Mim, também

Anónimo disse...

eu vi no teatro uma projecção num papel branco (os actores, um de cada lado, íam com ele pendurado), translúcido, fica muito bonito, a luz a flutuar, na sala escura. a tua ideia é muito boa.

Anónimo disse...

Gosto da ideia...
Mas e relativamente à luz? Apercebi - me que ainda estás a pensar nisso, mas questiono...
Pensas usar luz constante ou variável...?

A variável..pode dar + 'vida' a Mim, não? Claro que dependendo do que pretendes fazer...

Jinhos

Alexandra Baptista disse...

Katita, a luz será sempre «variável», na medida em que se criam espaços diferenciados. Basta que consideres sombra própria e projectada, já estamos na presença de elementos rítmicos e modeladores. A luz irá discursar com as sombras e com os objectos... nunca seria uniforme nem que houvesse apenas um foco.

Anónimo disse...

Há só uma pergunta:
há um projector para cada "folha"?
para a Mim se movimentar de folha em folha, a Mim e as outras.

Anónimo disse...

espera aĂ­,
só uma folha é projecção?
as outras são impressões...

Alexandra Baptista disse...

A ultima seria projecção - a mim- as outras, algumas sim e outras não. Pensei, inicialmente, apenas em projecções... mas isso levantou-me alguns problemas relacionados com excesso de luz... tive optar. Quando fizer a maqueta, mostro. Mas a ideia é que a projecção se vá percebendo gradualmente, à medida que se avança em direcção à Mim, tenho outra hipotese que é intercalar as coisas.